A Gruta do Lago Azul está listada como uma área protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1978.
Ela foi batizada com esse nome em homenagem ao espelho de águas cristalinas encontrado no interior da caverna formado por um profundo lençol freático que alimenta o lago azul.
A visita é somente contemplativa uma vez que não é permitido entrar na água nesse atrativo. Inicia-se com uma trilha interpretativa de 200 metros até a entrada da gruta, onde começa a descida por uma escadaria com 300 degraus e apoio de corrimão. (Totalizando entre subida e descida 600 degraus). São cinco paradas de descanso, enquanto pode-se admirar o visual da caverna e ouvir explicações sobre as formações geológicas existentes como estalactites, estalagmites, travertinos e diversas outras formações calcárias.
O lago com uma profundidade de 87 metros, em seu interior abriga animais como os pequenos camarões albinos que só vivem em cavernas e também ossos de animais extintos, que habitavam a região há mais de 12.000 anos.
Recomendação: Não é indicado para pessoas portadoras de necessidades físicas com dificuldade de locomoção, pessoas com problemas de hipertensão, labirintite, cardíacas e claustrofobia.
Duraçao do passeio: 1h30
Distância: 21 km do centro de Bonito (MS).
Enviar mensagem